Parece haver uma dificuldade dos reguladores estatais na regulação do Bitcoin. A dificuldade reside na classificação do ativo, se deve ser considerado como moeda ou como outro tipo de ativo. O CEO da Cantor Fitzgerald, Howard Lutnick, sugere tratar o Bitcoin como commodity.
De acordo com a reportagem da Livecoins publicada no dia 30/09/2024, o bilionário Howard Lutnick se mostrou pró-Bitcoin, entrando no rol de CEOs que ultimamente têm reconhecido e declarado para o mercado as qualidades do ativo digital.
Howard Lutnick parece ter alguma ressalva com as criptomoedas, mas não em relação ao Bitcoin, que o equipara ao ouro ou ao petróleo, como sendo uma commodity.
Interessante a manifestação do CEO da Cantor Fitzgerald em relação ao Bitcoin. Isso demonstra que o ativo tem atraído a atenção de grandes gestores nos últimos meses como uma alternativa de proteção dos investimentos contra a inflação das moedas fiduciárias, em especial em relação ao dólar, cuja emissão tem aumentado desde o período da pandemia.
Abaixo o gráfico que ilustra o aumento do fornecimento do dólar americano de fevereiro de 2023 a fevereiro de 2024:
De janeiro de 2024 a 1º de junho de 2024 o aumento no fornecimento monetário está registrado no gráfico abaixo:
O aumento da oferta de novos dólares no mercado, sem o respectivo aumento prorpocional da oferta de produtos e serviços, resulta na inflação monetária, causando um efeito deletério no patrimônio/poupança das pessoas.
Como o Bitcoin foi programado para ter o limite de 21 milhões de unidades, bem como com a sua arquitetur descentralizada e distribuída, que faz com que ele seja resiliente a ataques, existe a garantia, expressa no seu código, de que se trata de um ativo escasso. Entrou para a história como o primeiro ativo digital escasso.
A inflação do Bitcoin é descrescente desde o seu nascedouro, com ela caindo pela metade a cada ocorrência do halving, que acontece a cada 210 mil blocos minerados. Soma-se a isso o fato de que a pessoa pode fazer a própria custódia do ativo, sem depender de terceiros de confiança para tanto. Isso garante que o ativo esteja sempre disponível para o detentor da chave privada, que não precisa da autorização de autoridade ou de instituição financeira para movimentar o ativo. Na rede, o bitcoin é impenhorável.
Essa tecnologia possibilitou ao indivíduo ter a soberania sobre o dinheiro, o que nunca aconteceu antes na história da humanidade.
E você, já aprendeu sobre as características do Bitcoin? Você irá copiar os exemplo dos grandes gestores que despertaram recentemente para as vantagens de ter o Bitcoin em suas carteiras de investimento? Ou irá perder patrimônio de forma constante ao longo do tempo deixando a sua poupança em Real ou Dólar?
2 Responses
A principal característica que o diferencia do sistema atual é a soberania sobre o dinheiro. Só isso é o suficiente para tratar o assunto com mais atenção do que merece.
Excelente exposição.
Obrigado pelo comentário. Com o advento próximo das CBDCs, acredito que um ativo com a característica de soberania atrairá a atenção das pessoas.